Português trabalhadores do sector do turismo são, de acordo com o chefe da Administração Nacional do Turismo (Turismo de Portugal) e sub-qualificada "abaixo do que é pretendido", a respeito da formação formal.
Nuno Santos, director do Turismo de Portugal disse, "Escola qualificações das pessoas que trabalham neste sector são ainda mais baixos do que aquilo que é desejável".
Durante a primeira convenção para Portugal da Associação de Profissionais de Turismo, Sr. Santos disse que no próximo ano "formação profissional vai assumir um papel duplamente importante".
"Através da formação profissional do turismo tanto jovens serão capazes de conseguir qualificação escolar e profissional uma certa", disse, acrescentando "O turismo é actualmente a atravessar uma fase de forte crescimento e que precisa ser respondido de forma adequada com os recursos humanos qualificados".
De acordo com estatísticas de 2005, há mais de meio milhão de pessoas trabalham direta e indiretamente ao turismo no comércio. Em 2015 uma nova 100.000 pessoas são esperadas para participar desse número.
Embora Santos disse, "o actual calendário de formação não será suficiente para acolher o novo 100000 estes profissionais que irão trabalhar no sector".
Mais de 200 profissionais do turismo reunidos na convenção, que durante dois dias irão debater os problemas relacionados ao setor.